21 janeiro, 2013

Memórias de uma Gueixa


Memórias de uma Gueixa,de Arthur Golden, como o próprio nome diz, traz as lembranças de vida de uma tradicional gueixa japonesa. Nestas lembranças é possível conhecer detalhes de como acontece a formação de uma gueixa,a função e as relações sociais que ela deve construir.


A personagem principal é Nitta Sayuri, que conta como foi levada de seu vilarejo para Gion, cidade com várias casas de gueixas, quando tinha apenas 7 anos. Sayuri vai descrevendo os fatos com tanta simplicidade e leveza que é possível mergulhar na história e se transformar naquela menininha de 7 anos, assustada e inocente, e crescer com ela, vivenciar suas experiências, enxergar o mundo como ela vê.

Enquanto o leitor avança pelo livro, é cercado pelas cores vivas dos kimonos e das maquiagens das gueixas, é envolvido pelas festas e reuniões nas casas de chá, tudo salta aos sentidos, e quando voltamos à realidade, por uns momentos, ficamos surpresos de não estarmos no Japão.

O mais interessante do livro é conhecer uma cultura completamente diferente, em uma época diferente. Neste livro, assim como em A menina que roubava livros, acontece uma guerra na qual o país em questão perde, ocorrem bombardeios, mortes. E nos dois casos, as protagonistas sobrevivem. E também é interessante observar o quanto cada vida se prendia ao que era o seu destino.

Memórias de uma gueixa é um livro com uma história simples, linear, muito fácil de ler e muito bonito, que vale a pena ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário