06 janeiro, 2012

A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos é uma obra composta de sete livros, dos quais estou no final do primeiro, que cria um mundo completamente diferente do que foi visto até agora. O primeiro livro, As Crônicas do Gelo e do Fogo, nos coloca já no meio de uma história de reis, cavaleiros, traições, em uma estrutura textual parecida com a de O Senhor dos Anéis a partir do momento que Frodo se separa do grupo designado a levar o anel, com um pequeno diferencial: enquanto Tolkien nos permitia ser vários persongens do mesmo lado da moeda, Martin nos possibilita ter visões de muitos dos lados de uma grande moeda multidimensonal.

A trama é complexa de tal forma que nunca se sabe quem está do lado de quem. Quando menos se espera, surge um fato ou uma pessoa que altera tudo e rompe todas as linhas de lealdade, traição, bravura e decendência, e isto tudo permeado por violência, eroticidade, singeleza, frieza, enfim, um mundo de situações que fazem com o leitor se enrede cada vez mais e não queira fechar o livro...

Aqui no Brasil já foram publicados 3 títulos:

As crônicas do Gelo e do Fogo
A Fúria dos Reis
A Tormenta de Espadas

Não vou aqui revelar o conteúdo do livro, pois sei que muitos resolveram aderir a esta leitura, mas fica minha recomendação: este não é um livro do tipo onda, em que a ação sobe e desce. É um livro que já começa com ação e tensão, e só vai melhorando conforme avança.

Assim que terminar de ler, volto a postar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário